O fim dos programas infantis e animes na TV aberta

E o fim da programação infantil e animes na TV aberta estão cada dia mais próximos. O assunto que sempre buscamos tratar por aqui está bem em evidência ultimamente, onde o último programa infantil de toda a TV aberta é o Bom dia e Cia, que registrou queda de quase 50% em sua audiência nos últimos 10 anos. E isso sem nenhuma concorrência direta na TV aberta.

kelly key no band kids
Kelly Key quando apresentava o Band Kids na Band

Não queremos hoje criticar os vilões, os culpados por tal fato: o SBT ao menos se preocupa em manter um único programa do formato no  ar  até hoje, portanto nem iremos questionar sua qualidade ou falta dela. Vamos buscar os responsáveis externos por tais quedas:

A internet e a tecnologia na vida das crianças

O fato é que o mundo mudou e com ele até o nosso país teve suas mudanças culturais. Com o advento da internet e dos tablets, smartphones e do barateamento dos notebooks e PCs, as crianças tem contato cada vez mais precoce com a rede mundial. Os pais colaboram bastante com isso, principalmente quando colocam um tablet na frente das crianças com um loop infinito de músicas da “Galinha pintadinha”.

Santo remédio para entreter as crianças mais agitadas e que funciona melhor do que a televisão aberta dos últimos anos. Portanto, começamos a identificar aqui um dos responsáveis pela debandada dessa audiência que antigamente garantia o primeiro lugar nas manhãs de todos os dias do ano, com a Tv Globinho em primeiro, o Bom dia e Cia em segundo e a Record em terceiro.

O crescimento da TV por assinatura e da TV pirata no Brasil

Outro fator importantíssimo é o crescimento enorme que a TV paga (e também a que deveria ser paga mas não é) teve no país. Hoje diversas pessoas que nem sonhavam com o serviço 10 anos atrás, oferecem para seus filhos pequenos a Peppa Pig no Discovery Kids, o que vem garantido o primeiro lugar em audiência para o canal há muitos anos.
Peppa Pig é sucesso de audiência na TV paga
Peppa Pig é sucesso de audiência na TV paga

Só isso já tira e muito a audiência das crianças pequenas na TV aberta. Mas não explica a queda de audiência na próxima faixa de idade, dos 8 aos 14 anos, pois os pré-adolescentes de hoje não assistem animes e desenhos animados na TV paga e nem na aberta. Se o fizessem, canais como Animax, Locomotion, Fox Kids e tantos outros não teriam deixado de existir…

Uma década que não volta mais

A década de 90 foi totalmente diferente da passada. Enquanto a extinta TV manchete deu o start para a vinda de grande animes japoneses para o Brasil, tanto Band quanto SBT e Globo compraram a ideia e ganharam  muito dinheiro e audiência com os animes por aqui.
tenchi muyo na tv
Já a década passada foi a consolidação do fracasso da programação infantil, primeiro a tornando produto de nicho da TV paga e depois a tornando produto raro de se encontrar. Hoje apenas a internet é fonte concreta de acesso a animes e desenhos animados interessantes, e tão somente para o público disposto a pesquisar e encontrar o conteúdo.

O serviço Netflix ainda é um incentivador desse conteúdo, oferecendo algumas opções muito cabanas, como os Cavaleiros do Zodíaco, Death Note além de filmes Dragon ball e Pokémon, mas o número total é limitado.

O fim de um nicho na Televisão

Quando o Bom dia e Cia acabar, se encerrará um nicho na televisão brasileiro: o da programação infantil. Simplesmente não haverá nada além dos filmes da sessão da Tarde ou dos programas de culinária das manhãs para que as crianças assistam.
O nicho de animes e desenhos infantis temos certeza que sempre sobreviverá, mas na internet, em serviços on demand ou em outras mídias futuras, nunca mais na TV.
O crunchyroll é o salvador da pátria dos antigos fãs de animes
O crunchyroll é o salvador da pátria dos antigos fãs de animes
É um fenômeno interessante e que rende muita discussão, mas vamos esperar os próximos capítulos e o desempenho da Play TV nessa retomada dos animes na TV paga.

0 comentários:

Postar um comentário